17.12.09

I de Imagens: sentir as Letras

Tantas quantas as letras do alfabeto, irei publicar a dia 15 de cada mês uma imagem que resume as minhas resoluções de ano novo.

Tudo porque no dia 15 de Janeiro chega ao fim mais uma etapa de um logo caminho. Simbolicamente, é assumido um novo compromisso com a vida.

16.12.09

F de Festa de Natal: a que viu um dia diferente

Ao que parece este ano a organização esmerou-se.
Terá sido por nossa causa?
O certo é que abriram os cordões à bolsa e em vez do simples e tradicional almoço de convívio, contrataram figurinos, bailarinos disfarçados de empregados para delícia da ala feminina e modelos com 1.80m + saltos enfiadas num vestido preto justíssimo de tirar o fôlego à ala masculina.
E isto só para começar e o pessoal ir entrando no espírito dos anos 70 já que a adesão a nível da vestimenta foi pouca ou nenhuma. Ajudou a organização ter distribuído lenços, perucas e fitas com lantejoulas.
Depois do espectáculo de ritmo e som, encaminharam-nos para o salão preparado para receber cerca de 2200 pessoas. As mesas e todo o espaço estavam incrivelmente bem decorados.
Depois de estarem todos devidamente sentados, sobem ao palco 2 meninas. Assim que aparecem mais de perto num dos vários ecrãs espalhados pela sala percebemos que já vimos aquelas caras em algum lado e eis que nos lembramos de onde.
Pois claro, do pequeno ecrã, do programa "Fama Show" das tardes de Domingo na SIC.
O queixo caído depressa voltou ao lugar depois de ouvirmos as deixas especialmente preparadas mas sem grande imaginação.


.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Salvas não pelo sino mas por esta dupla fantástica sobejamente conhecida de vários palcos. Fiquei com pele de galinha ao ouvi-los cantar.
Todos acompanharam ambos que não só com os olhos mas também com a voz. Há músicas que não se esquecem e, improvisando, fomos recordando a letra de muitas que fizeram parte da nossa adolescência.
Mas há músicas que são intemporais e os ABBA são um exemplo disso mesmo.
Não, não contrataram os ABBA (se fosse possível, talvez o fizessem!) para animar o nosso almoço de Natal, mas quase!
Quem subiu ao palco foi uma banda britânica fiel ao imaginário do grupo sueco, ao seu guarda-roupa, coreografias e, claro, à música.













Recordámos com os ABBA GOLD temas como "Waterloo", "Mamma mia", "Super trouper", "Gimme!_Gimme!_Gimme!_(A_Man_After_Midnight)" , "Take a Chance on Me" entre outros.
O pezinho de dança não faltou e abanando as franjas do meu vestido posso dizer que dancei até as pernas me doerem! Pena foi realmente tratar-se de um almoço porque se de um jantar se tratasse teria dançado pela noite dentro até de madrugada, à semelhança de anos anteriores!

11.12.09

F de Festa de Natal: a que já viu melhores dias


Não vai haver JANTAR mas temos ALMOÇO de Natal.
Definitivamente, este ano não vai ser a mesma coisa. Em 2007, a festa foi aqui e em 2008 aqui.
EM 2009, um simples almoço de convívio onde ninguém se conhece.
Desde Julho que fazemos parte de uma GRANDE família e aguardamos desde então para nos serem apresentados os membros restantes. Tal qual miúdos que acabaram de ser adoptados e que vão ver a sua nova família pela primeira vez. O patriarca vai discursar (claro!) e apresentar os que chegaram ao clã agora. Conta-se com um bom repasto (que tal se come em Santarém?) e, para descontrair, música ambiente dos anos 70/80.

Assim, vestida a rigor, amanhã vou estar aqui.

10.12.09

C de Citação: 5

"As pessoas mais felizes são aquelas que parecem não ter nenhum motivo particular para serem felizes, só que os são."
William Inge

9.12.09

N de Natal: a quanto obrigas















Gostava que o Natal fosse quando o Homem quer e não dia de calendário celebrado religiosamente a dia 25 de Dezembro de cada ano.
O espírito natalício que contagia a maior parte das pessoas nesta quadra deixou de oferecer aquele calor característico e transformou-se numa pedra que trago no sapato só de pensar nas prendas que tenho de dar porque é Natal e assim a tradição o obriga.
Não reajo bem à pressão...
Pensar na confusão que se torna colossal na proporção inversa aos dias que faltam para o grande dia...pressinto que não vai ser fácil lidar com a fúria consumista de todos aqueles que parecem ter o dito espírito dentro deles e que passam de loja em loja à procura do melhor néctar convertendo-o na prenda perfeita. Parecem todos transformados em verdadeiras abelhinhas, só lhes falta conseguir a proeza de visitar dez flores/lojas por minuto. Todas as lojas são visitadas, até as mais improváveis, não vá estar lá o dito presente perfeito.
> Inventar desculpas e adiar a compra também não ajuda, não fosse o bom português amigo de deixar tudo para a última hora, o que pode ser um verdadeiro problema se a dia 24 ainda não se faz ideia do que oferecer a esta ou aquela pessoa.
> E ainda temos a história da prenda para o amigo secreto que nos calhou na rifa, aquele presente que compramos mais por obrigação do que por gosto, que de amigo não tem nada e esperemos que de secreto tenha muito. Calha-nos sempre alguém com quem não vamos à bola e a quem não fazemos a mínima ideia o que oferecer. Em último caso, chocolates!
Mas até os chocolateiros se uniram para nos dificultar a vida: ele há chocolates com recheio, de leite, preto, com amêndoas, com licor e sei lá que mais. O que parecia coisa simples torna-se um drama quando tentamos descobrir aqueles de que a pessoa gosta. Arriscar e comprar no escuro pode devolver-nos uma cara feia e algum comentário menos próprio!
> Jantar de Natal - Este ano muita coisa mudou e vai quebrar-se a tradição – não há o típico jantar de Natal com chefias e colegas. Não há sorrisos amarelos nem anedotas sem piada ou promessas quase eleitorais para 2010. Quem esperava pela festa de Natal para cair no goto do chefe viu os seus planos furados. Terá de trabalhar tanto ou mais para o ano que vem. O discurso sobejamente conhecido por todos também mudou, porque a família mudou. Já não vamos ouvir (mais uma vez): “podem vir as tempestades que temos marinheiros audazes!” mas uma mensagem de boas vindas e algo mais. A ver vamos...
> E por fim uma referência a todos aqueles que fazem por tornar tudo perfeito.
Aqueles que asseguram que a porta da tal loja esteja aberta, porque precisamos comprar algo que falhou e não queremos que falte nada em dia de consoada (falta tanta coisa em tantas mesas).
Não deveriam também eles estar à mesa celebrando o dito Natal?