13.1.10

10 PEQUENAS acções, GRANDES resultados

Todos já se sentiram tristes sem razão aparente, de mau humor, com vontade de matar alguém, irritados com o mundo ou simplesmente num estado letárgico em que apenas pedimos para nos deixarem sossegados no nosso canto.
O que vou escrever aqui não é novo para ninguém e provavelmente vão dizer-me que é sempre mais fácil dizer do que fazer – eu também sou assim – mas lembrem-se que são PEQUENAS coisas que podem mudar muita coisa.
Quando se trata de arranjar ferramentas para viver melhor com os outros e com nós próprios, nada é pequeno ou grande demais!
Não podemos é deixar que esses sentimentos perdurem por muito tempo, temos de mudar o disco, reverter o quadro para evitar que estes se instalem definitivamente.

Assim aqui ficam algumas medidas simples
que podem ajudar:

1. Afaste-se dos chatos: estamos mais vulneráveis e por isso mais susceptíveis pelo que devemos passar longe de quem passa a vida a reclamar e de quem adora falar mal dos outros. Devemos procurar pessoas bem-dispostas que levantem o nosso ânimo, aquelas que conseguem a proeza de nos arrancarem uma gargalhada.

2. Permaneça com os pés assentes no AQUI e no AGORA: o futuro é um grande ponto de interrogação e o passado, como o nome indica, já era. O presente é tudo o que temos e é nele que devemos procurar o que nos faz falta. Se colocarmos a nossa energia noutro tempo, corremos o risco de perdermos as oportunidades que se nos apresentam.

3. Desconfie dos dramas que faz: não se leve tão a sério. Erramos, mas quem não errou? Diga EU a quem não aconteceu já gostar de ter ali um buraco profundo onde enfiar-se por causa de uma situação incómoda? Se dizem que rir é o melhor remédio, é porque é mesmo! Quando existe bom humor, as dificuldades ganham uma nova perspectiva.

4. Esclareça tudo na hora: não há nada pior que engolir a raiva e as mágoas, pois um dia elas acabam por aparecer de novo e possivelmente de forma ou num momento pouco oportuno. O melhor é não deixar acumular divergências, esclareça o que tiver a esclarecer de forma clara e tranquila para que as tenções desapareçam.

5. Coloque tudo no papel: escreva as suas mensagens de mágoa, de indignação e verá que vai sentir-se melhor. Deixe passar algum tempo e depois volte a elas e decida se o destinatário merece ou não recebê-las. Isso ajuda a discernir se o problema é seu ou do outro e pode poupá-lo de cometer uma injustiça ou de aumentar desavenças.

6. Dê um tempo: a expressão não é nossa mas serve perfeitamente. Se o trabalho ou alguém está a deixá-lo aborrecido, saia de cena. Siga a sua rotina mas não se exponha, assim poderá entender melhor as suas emoções e reestruturar-se para lidar melhor com elas e depois com a situação criada.

7. Cante: não importa onde. Cantar ajuda a libertar emoções. Não é de hoje que “quem canta seu mal espanta”.

8. Retire prazer das pequenas coisas: realizar actividades que nos dão prazer apenas durante as férias ou feriados contribui muito pouco para uma vida feliz. É importante realizar DIARIAMENTE coisas simples das quais retiramos prazer, de preferência em benefício próprio.

9. Faça exercício: não precisamos de ser adeptos do exercício físico, podemos escolher uma modalidade de exercícios como dançar, correr, caminhar ou nadar e tirar partido deles. Só conseguimos fazer por muito tempo aquilo que nos dá prazer, portanto nada de sacrifícios. Quando praticados regularmente, os exercícios estimulam a produção de endorfina, substância responsável pela sensação de bem-estar entre outros benefícios.

10. Permita-se alguns mimos: uma sessão de cinema, um café num ligar agradável, um acordar mais tarde num Domingo, uma compra excêntrica ou uma sessão de massagem relaxante. O importante é obter satisfação.

5.1.10

Cat Power

>


Para começar o ano com um sorriso nos lábios...